Periodontite pode ser causada por má higiene bucal e nicotina

A periodontite é uma doença que causa inflamação na gengiva e no osso, ocasionando uma infecção no tecido que suporta e ancora o dente.
Segundo a dentista Tatiane Salvador, uma das principais causas do problema é a má higiene. “Quando deixamos acumular placa, ela calcifica e há a formação de cálculo, mais conhecido como tártaro. Se o tratamento não for feito, o acúmulo de tártaro vai aumentando e desce além da coroa do dente, indo para a raiz, o que gera uma infecção e, assim, uma reabsorção óssea. O osso também pode ser reabsorvido quando o dente é mais forçado do que deveria. Algumas doenças sistêmicas como o diabetes e doenças imunossupressoras também podem causar a periodontite”, explica.
Além disso, o fumo, o consumo de álcool exagerado e a má nutrição também contribuem para a doença. “A nicotina tem um efeito tóxico sobre as células do periodonto, promovendo a periodontite e até mesmo dificultando o tratamento. Além disso, fumantes têm uma elevação na temperatura em sítios subgengivais, o que também contribui para a reabsorção óssea. Alguns estudos também mostram que o fumo aumenta a presença de patogênicos periodontais.

Sintomas
Os principais sintomas são: gengivas inflamadas e avermelhadas, sangramento gengival, mobilidade dentária e mau hálito. “O paciente, geralmente, também percebe que há uma camada ‘áspera’ nos dentes”, alerta Tatiane.
Em estágios mais elevados da doença, é comum o surgimento de inchaço e pus na região.

Estágios
A doença inicia-se como uma gengivite (inflamação de gengiva). A partir do momento que o problema passa a comprometer os tecidos de sustentação (osso e ligamento), pode ser considerado periodontite. “Quanto mais o osso é reabsorvido, mais comprometida fica a ancoragem do dente e maior a mobilidade que ele mostra. Para avaliar o comprometimento, usamos uma sonda milimetrada e, de acordo com o resultado, classificamos o grau da periodontite”, explica a dentista.

Tatiane Freitas Salvador Endereço: Caetano Achiles Avancini, 438 Fone: 3872 6119

Tratamentos
O tratamento vai de raspagem de tártaro e limpeza simples para evitar a evolução da gengivite para a periodontire, à raspagem subgengival, que remove o tártaro já debaixo da gengiva. Algumas vezes, essa raspagem tem que ser cirúrgica. Outras vezes somente a extração do dente é possível.
“Se não tratada corretamente, a periodontite pode levar à perda do dente. Já está provado que a doença pode contribuir para desordens cardiovasculares, diabetes, nascimento de bebês de baixo peso, parto prematuro e infecções no trato respiratório”.
Para evitar a doença, a dentista recomenda uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista para avaliações gerais.