Revisão do carro para as férias é indispensável

Com a manutenção do veículo em dia, as férias serão muito mais tranquilas

Com a chegada da temporada de férias, não podemos deixar a segurança da nossa família em segundo plano. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados com nosso veículo, para termos o maior conforto e segurançana na hora da viagem. Nesta matéria, iremos pontuar algumas manutenções necessárias para termos uma viagem segura e sem sustos.
Vamos começar com o motor. Deve sempre ser feita verificação periódica do nível do óleo do motor através da vareta de óleo a cada 1.000 km, e sua troca de acordo com a recomendação do manual do veículo. É muito importante cuidar dos seguintes itens: velas, cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Esses componentes têm um papel importante no desempenho dos veículos e também no consumo de combustível.
Seguindo com o motor, temos também que estar atentos à validade das correias, que têm uma vida útil e devem ser trocadas periodicamente, seguindo as recomendações do fabricante do veículo. No motor, um ponto que também é extremamente importante e que está gerando um índice altíssimo de problemas nos veículos, por falta de manutenção e, às vezes, por manutenção incorreta, é o sistema de arrefecimento que, por sua vez, é composto por inúmeros componentes, como por exemplo: radiador, bomba de água, válvula termostática, mangueiras e etc…
Vale relembrar que esse sistema nunca deve ser abastecido com água comum, como a água mineral por exemplo. Ele deve sempre ser abastecido com uma mistura de água desmineralizada e fluido de radiador.
Agora, vamos falar brevemente sobre a suspensão, que é composta por um conjunto de peças de extrema importância para nossa segurança. É muito importante fazer verificação, em média, a cada 10.000 km, pois existem muitos itens que podem gerar acidentes gravíssimos quando quebrados. E, geralmente, isso ocorre por falta de manutenção. Por isso, recomendamos uma revisão minuciosa da suspensão para viajar com segurança.
Não menos importante que a suspensão, temos os freios e pneus que devem ser verificados a cada 10.000 km. Nos freios, temos o fluido de freio, que deve ser trocado preventivamente a cada 12 meses. Hoje, por falta de troca do fluido de freio, estamos tendo uma grande demanda de defeitos no sistema de freio.
Já os pneus não podemos nos descuidar do alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus, inclusive, o estepe, que geralmente fica esquecido. Uma dica é estar sempre atento com o desgaste do pneu – ele tem uma marcação nos sulcos do pneu determinando o final da vida útil.
Na parte elétrica do veículo, é muito importante fazer uma revisão nas lâmpadas, fusíveis, bateria, alternador e motor de partida.
Já que estamos falando da sinalização, não se esqueça de verificar se o veículo está com o triângulo de sinalização, macaco e chave de roda em dia, pois nunca se sabe o que pode acontecer.
Também nessa temporada sempre ocorrem chuvas, por isso, é bom verificar as palhetas do limpador de para-brisa e o reservatório de água do para-brisa.
Com esses itens em dia, é só cair na estrada com a família e curtir as férias.

Adriel Azevedo
Auto Center Azevedos Car
Eletrônica e Mecânica de veículos nacionais e importados, leves e pick-ups