Ruy Pedroso fala sobre sua carreira na fotografia e a importância dessa arte

Ruy é fotografo, diretor de cultura e presidente do Fotocineclube Foto in Foco de Cosmóplois

Ruy Pedroso é um grande fotógrafo e o Presidente do Fotocineclube Foto in Foco de Cosmópolis. Desde 2001, tem amplo contato com a fotografia profissional e, há alguns anos, vem desenvolvendo trabalhos na cidade que têm sido expoentes para a cultura e para a arte. A fotografia se faz tão presente em sua vida, que hoje é Diretor de Cultura na Secretaria Municipal de Cosmópolis. Ruy conta que isso só foi possível, pois o prefeito o conheceu através de seu trabalho, mais especificamente uma foto da cidade de Cosmópolis que chamou muito a atenção de Júnior Felisbino antes mesmo de ser eleito. Em entrevista ao jornal, ele fala sobre sua carreira, a arte da fotografia e o workshop gratuito que vai ministrar. Confira.
“Eu acho que já nasci fotógrafo. Comecei a trabalhar aos 13 anos e, com meu primeiro salário, eu comprei uma câmara fotográfica (aquelas da Kodak) de filme de 35mm – era bem pequeno o filme, e eu saí fotografando tudo. Meu contato com a fotografia profissional aconteceu em 2001, em Nova York, quando eu ingressei na faculdade de fotografia. O que me motivou a seguir a profissão foi a paixão pela fotografia e eu vi que poderia ganhar dinheiro fazendo aquilo que mais gostava”.
Carreira
“Atualmente, sou Diretor de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Cosmópolis e Presidente do coletivo artístico Fotocineclube Foto in Foco. Formei em Fotografia, Pela F.I.T Fashion Institute of Technology State University of New York-USA, fiz Especialização em Estúdio no Photo Manhattan New York City, NY-USA. Já realizei exposições fotográficas em Manhattan, no Whitney Museum of American Arts e The Museum at FIT. Também tenho fotos premiadas publicadas no Livre America 24/7, Revista Time Out New York, entre outros.
Acredito que os meus trabalhos mais importantes são aqueles que são reconhecidos, que são publicados, ou que dão dinheiro. Como algumas fotos publicadas em algumas revistas americanas, dois casamentos de pessoas famosas que eu fotografei em Nova York e que saíram na The New York Times, eles deram os créditos das fotos que foram feitas desses dois casamentos a mim como fotógrafo da cerimônia. Outras fotos autorais que fiz foram vendidas em Nova York e me deram um bom dinheiro.
Outro trabalho muito importante que desenvolvo aqui em Cosmópolis desde que cheguei, em 2017, foi a criação do Fotocineclube Foto In Foco, isso me dá muito prazer e a gente pode fazer muita coisa, acredito que ele possa enriquecer a cultura de Cosmópolis”.
A fotografia
“A fotografia é uma ferramenta poderosa de comunicação. Seja individual ou coletiva. No nosso caso, enquanto fotoclube, é coletiva, já que está levando um pouco de cultura, ensinando fotografia, mostrando como se faz, criando eventos. A partir daí, as pessoas aprendem com isso, e fazem denúncias de coisas que estão erradas e falam sobre coisas boas que estão acontecendo, que é a parte criativa. Com a fotografia, é possível desenvolver sensibilidade nas pessoas para ver o que está acontecendo ao seu redor. A fotografia interfere muito na cidade, a partir do momento que você tem pessoas ligadas, observando os arredores.
Fotografia é uma constante observação, nunca inocente, sempre tem alguma coisa por trás dela”.
Fotografia acessível
“Como Fotógrafo Profissional, quero desmistificar um pouco o conceito que as pessoas têm sobre fotografia, especialmente hoje em dia, pois os celulares possuem câmeras de alta qualidade. Tirando o lado técnico da fotografia, pra mim, o importante é o registro do momento. Um grande amigo fotógrafo me disse uma vez” ‘quem não tem uma foto, não tem uma história pra contar’. O fotógrafo profissional que ganha o ganha pão fotografando casamentos, eventos, etc., necessita de uma câmera profissional; aquele que quer participar de uma Bienal de Fotografia ou Concursos Fotográficos também; mas para o dia a dia, para o registro, a câmera do celular é uma maneira de treinar seu olhar. Hoje, existe a Mobgrafia, que é a fotografia feita com celulares e tem fotos belíssimas que ganharam muitos prêmios”.
Workshop gratuito
“Dias 05/02, 12/2 e 19/2 faremos um Workshop de Introdução à Fotografia Digital na Secretaria de Cultura de Cosmópolis. No dia 05/02, será o BÁSICO E INTERMEDIÁRIO; NO DIA 12/02, AVANÇADO; E NO DIA 19/02, UMA SAÍDA FOTOGRÁFICA para usarmos o que foi ensinado nas aulas teóricas na prática. Com as melhores fotos de cada aluno, será feita uma exposição fotográfica na Secretaria de Cultura para amigos e familiares dos estudantes e também para amantes de fotografia. Todos podem participar, iniciantes, amadores, profissionais etc. Idade mínima 15 anos. O Workshop será gratuito. Os interessados deverão fazer suas inscrições através do telefone (19) 3812-3101 ou pelo email cultura@cosmopolis”.sp.gov.br”.