Saiba o passo a passo para votar no domingo de eleição

Levar uma cola para seguir a sequência de cargos pode ajudar

No próximo domingo (2), das 8h às 17h (horário de Brasília), serão realizadas as eleições de 2022, para escolha dos cargos de presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. O eleitor terá que digitar os

Pedro Lucas Cabral Chefe de Cartório 360ªZE – Cosmópolis

números de cinco candidatos na urna eletrônica, na seguinte sequência: Deputado Federal; Deputado Estadual; Senador; Governador; e Presidente. É permitido levar uma cola eleitoral para facilitar.
Para não errar na hora do voto, é importante levar uma cola com os números dos candidatos escolhidos. Veja o modelo abaixo, recorte e preencha.
Número de eleitores em Cosmópolis
Segundo a Zona Eleitoral de Cosmópolis, o município possui (até o momento da publicação desta edição) 45.496 eleitores aptos, que se dividirão em 136 seções distribuídas pela cidade em diversas escolas.

Dicas
Acompanhe algumas dicas do Chefe do Cartório Eleitoral de Cosmópolis, Pedro Lucas Cabral.
– “Tendo em vista essa eleição ser geral, ou seja para Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e para Presidente, o que demanda mais tempo para votação, e ser a primeira eleição por identificação biométrica, que os eleitores procurem votar o quanto antes, a fim de evitar filas;
– Aqueles que tiverem cadastro biométrico poderão apresentar-se apenas com a versão digital no seu celular, se assim o quiserem. Para os que ainda não possuem cadastro biométrico, deverão apresentar documento de identificação com foto (RG, Passaporte, Certificado de Reservista, Carteira de Habilitação e de Órgãos como OAB, CRM, COREN, CREFITO, CREA, Forças Armadas, Polícias, Poder Judiciário entre outras);
-É permitido adentrar a seção eleitoral portando celular/Máquina fotográfica/Filmadora, porém, não é permitido entrar na cabina de votação. O eleitor deverá deixá-los ao lado da cabina de votação, do lado de fora;
-É importante frisar que a exigência de municípios com mais de 200 mil eleitores como requisito para 2º Turno, é somente nas eleições para prefeito. Para Presidente, vice, Governador e vice, não há essa exigência. É preciso esclarecer para que o eleitor não seja levado a erro e deixe de votar.
– É proibido adentrar à seção eleitoral portando armas, exceto policiais em serviço.
– É importate ressaltar que as urnas eletrônicas são comprovadamente seguras e não possuem qualquer tipo de conexão à internet, evitando, assim, possíveis ataques de hackers”.

A partir de que horas pode-se saber o resultado da votação em Cosmópolis? “Não acredito que antes das 18h00 tenhamos o resultado. Agora, prever a hora é impossível. Esperamos que seja o quanto antes”.

Qual o valor da multa para quem não votar e como deve proceder para justificar depois? “A multa para aqueles que deixarem de votar e justificar é de R$ 3,51”.

Quem pode justificar no dia? Como funciona? “Todo aquele que estiver fora da sua Zona Eleitoral, no dia da eleição, pode e deve justificar em qualquer lugar onde estiver ocorrendo votação. Após o dia da eleição, o eleitor tem 60 dias para justificar, mediante requerimento dirigido ao Juiz Eleitoral, apresentando documentos de sua justificativa, como: atestado médico, passagem internacional provando que estava fora do país, entre outros que provêm a impossibilidade de ter justificado no dia”.
Principais dúvidas
Também reunimos algumas das principais dúvidas sobre o processo eleitoral.

Quer aprender a votar? No site do TSE, você poderá treinar a votação para todos os cargos em disputa nas Eleições Gerais de 2022 da mesma maneira que ocorrerá no dia na eleição, como se estivesse diante de uma urna eletrônica. É rápido, didático e divertido. Acesse em https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/

As eleições sempre têm 2º turno? Não. O segundo turno ocorre somente nas eleições para presidente, governador e prefeito (eleições majoritárias) nas cidades com mais de 200 mil eleitores, e apenas se nenhum dos candidatos alcançar a maioria absoluta dos votos (mais da metade dos votos válidos) no primeiro turno.
Nesse caso, o segundo turno será disputado entre os dois candidatos mais votados na primeira votação e será considerado eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.

O que é voto em branco? É aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político (voto de legenda), apertando a tecla BRANCO da urna eletrônica e, em seguida, a tecla CONFIRMA.
O voto em branco não é computado como voto válido, da mesma forma que o voto nulo, sendo registrado apenas estatisticamente.

O que é voto na legenda? É o voto dado pelo eleitor ao partido de sua preferência, exclusivamente nas eleições proporcionais (vereador, deputado estadual/distrital ou deputado federal).

Como encontro o meu local de votação? Para saber seu local de votação, basta acessar a área “Local de Votação” na página inicial do site oficial do TSE: www.tse.jus.br
Atenção: É necessário que os dados informados sejam os mesmos fornecidos quando você emitiu o seu título eleitoral.
Fonte: Tira dúvidas do TSE
Acesse o Tira Dúvidas através do número +55 61 9637-1078 ou pelo link: https://wa.me/556196371078