Segundo turno: saiba o passo a passo para votar no domingo

Eleições do dia 30 decidirão os cargos de Governador do Estado e Presidente do Brasil

Pedro Lucas Cabral Chefe de Cartório 360ªZE – Cosmópolis

No próximo domingo (30), das 8h às 17h (horário de Brasília), será realizado o segundo turno das eleições federais

para Governador do Estado e Presidente da República. O eleitor terá que digitar os números de dois candidatos na urna eletrônica, na seguinte sequência: Governador e Presidente.
Segundo a Zona Eleitoral de Cosmópolis, o município possui (até o momento da publicação desta edição) 45.496 eleitores aptos, que se dividirão em 136 seções distribuídas pela cidade em diversas escolas.
Para não errar na hora do voto, é importante levar uma cola com os números dos candidatos escolhidos. Veja o modelo ao lado, recorte e preencha.

Dicas
Acompanhe algumas dicas do Chefe do Cartório Eleitoral de Cosmópolis, Pedro Lucas Cabral.
– “Aqueles que tiverem cadastro biométrico poderão apresentar-se apenas com a versão digital no seu celular, se assim o quiserem. Para os que ainda não possuem cadastro biométrico, deverão apresentar documento de identificação com foto (RG, Passaporte, Certificado de Reservista, Carteira de Habilitação e de Órgãos como OAB, CRM, COREN, CREFITO, CREA, Forças Armadas, Polícias, Poder Judiciário entre outras);
– É permitido adentrar a seção eleitoral portando celular/Máquina fotográfica/Filmadora, porém, não é permitido entrar na cabina de votação. O eleitor deverá deixá-los ao lado da cabina de votação, do lado de fora;
– É proibido adentrar à seção eleitoral portando armas, exceto policiais em serviço.
– É importate ressaltar que as urnas eletrônicas são comprovadamente seguras e não possuem qualquer tipo de conexão à internet, evitando, assim, possíveis ataques de hackers”.
O Chefe do Cartório Eleitoral de Cosmópolis ressalta a importância de comparecer o mais cedo possível à zona eleitoral, para evitar filas. “Gostaria de reforçar para que os eleitores compareçam às seções o quanto antes, a fim de evitar filas embora sejam apenas dois cargos a serem votados, e que evitem aglomeração, principalmente, dentro das escolas”.

Qual o valor da multa para quem não votar e como deve proceder para justificar depois? “A multa para aqueles que deixarem de votar e justificar é de R$ 3,51”.

Quem pode justificar no dia? Como funciona? “Todo aquele que estiver fora da sua Zona Eleitoral, no dia da eleição, pode e deve justificar em qualquer lugar onde estiver ocorrendo votação. Após o dia da eleição, o eleitor tem 60 dias para justificar, mediante requerimento dirigido ao Juiz Eleitoral, apresentando documentos de sua justificativa, como: atestado médico, passagem internacional provando que estava fora do país, entre outros que provêm a impossibilidade de ter justificado no dia”.

Principais dúvidas
Também reunimos algumas das principais dúvidas sobre o processo eleitoral.

Quer aprender a votar? No site do TSE, você poderá treinar a votação para os cargos em disputa nas Eleições Gerais de 2022 da mesma maneira que ocorrerá no dia na eleição, como se estivesse diante de uma urna eletrônica. É rápido, didático e divertido. Acesse em https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/

O que é voto em branco? É aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político (voto de legenda), apertando a tecla BRANCO da urna eletrônica e, em seguida, a tecla CONFIRMA.
O voto em branco não é computado como voto válido, da mesma forma que o voto nulo, sendo registrado apenas estatisticamente.

Como encontro o meu local de votação?
Para saber seu local de votação, basta acessar a área “Local de Votação” na página inicial do site oficial do TSE: www.tse.jus.br
Atenção: É necessário que os dados informados sejam os mesmos fornecidos quando você emitiu o seu título eleitoral.
Fonte: Tira dúvidas do TSE
Acesse o Tira Dúvidas através do número +55 61 9637-1078 ou pelo link: https://wa.me/556196371078

Candidatos
Para o cargo de Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS) e Fernando Haddad (PT) concorrem nesse segundo turno.
Já para o cargo de Presidente da República, concorrem Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), que busca a reeleição.