Estado intensifica ações preventivas e reforça estrutura para combater focos de fogo entre junho e outubro
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou para o aumento do risco de incêndios em áreas de vegetação nos próximos meses. Segundo análise meteorológica, o período entre junho e outubro deve ser marcado por temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e chuvas irregulares, cenário que pode ser agravado pelo fenôeno El Niño.
Apesar das condições climáticas, a maioria dos incêndios é provocada por ações humanas, como queimadas irregulares e descarte inadequado de materiais inflamáveis. Para reforçar a prevenção, o Governo do Estado iniciou treinamentos da Operação SP Sem Fogo em todas as regiões paulistas, além da entrega de equipamentos aos municípios. O Estado também investe na compra de caminhões-pipa, uso de aeronaves e novas tecnologias de combate ao fogo. A população deve evitar práticas de risco e denunciar irregularidades pelos telefones 181 ou 190.








