Todo mundo é tão solitário quanto eu?

“O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete”. Gênesis 2 18

Você pode pesquisar qualquer coisa no Google, a qualquer hora. Você pode achar vídeos úteis no YouTube de como consertar um pneu furado, como fazer orçamentos, ou mesmo de como preparar macarrão instantâneo. Apesar de esse conhecimento ser benéfico, torna-se fácil consumir muita informação no isolamento — e nós não fomos feitos para isso.
Deus nos criou para viver em comunidade. Essa é uma palavra bastante usada nas igrejas, que significa, basicamente, que precisamos de bons amigos. Por quê? Porque consumir informação no isolamento raramente leva à transformação. Nós precisamos de sabedoria, e a sabedoria se desenvolve melhor em comunidade.
Vamos voltar ao início. A primeira coisa que Deus disse que não era bom para o homem era estar sozinho. Nós fomos criados para precisar de pessoas. Jesus serviu de modelo disso para nós em Sua vida e Ministério na Terra.
Jesus escolheu 12 pessoas imperfeitas para viverem com Ele. Eles comiam juntos, oravam juntos e serviam juntos. Por que Ele fez isso? Jesus não precisava de pessoas. Afinal, Ele é Jesus. Talvez tenha sido desta maneira para nos mostrar como amar pessoas imperfeitas para Seu propósito perfeito.
Jesus nos mostrou como é ter grandes amigos. E Ele sabia o que isso Lhe custaria. Ele sabia que Judas O trairia. E, honestamente, Pedro era meio exagerado às vezes. Ele sabia que Pedro O negaria e O rejeitaria, mas Jesus amou a todos mesmo assim.
Há uma lição que podemos aprender desse tipo de amor. Frequentemente, estamos tão focados em ter um amigo perfeito que acabamos perdendo os amigos potenciais à nossa frente. Quando encontramos a nossa gente, nós temos que amá-la — com falhas e tudo — do mesmo jeito que Jesus nos ama.
Outro benefício importante da comunidade é que Jesus não só nos mostrou como ela deve ser, mas também prometeu que Ele estaria no meio dela. Jesus disse que onde houvesse duas ou mais pessoas reunidas em Seu nome, ali Ele estaria. Essa é uma razão bem atraente para passar tempo com outras pessoas.
Então, se você estiver tentando organizar sua vida sem pessoas ao seu redor, provavelmente, não sairá como você espera. Nós precisamos de pessoas para vivermos nosso propósito. Precisamos de pessoas para descobrirmos quem somos. Precisamos de pessoas para nos encorajar, fortalecer, orar conosco, nos desafiar e nos ajudar quando cairmos e falharmos.
Vai ser bagunçado. E nem sempre vai fazer sentido. Mas quando você escolher ser como Jesus e amar como Jesus — você vai perceber que estará indo em uma direção melhor do que a que conversamos no primeiro dia.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral