Todo ser vivo adore a Deus!

Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia! Salmos 150:6

No Salmo 150, encontramos um convite ao reconhecimento da grandeza e excelência de Deus. O livro dos Salmos é basicamente um livro de adoração, todos os autores fazem coro numa convocação para louvarmos ao Criador. Não somente os homens, mas toda a criação é convocada. Davi, o autor desse Salmo, representa aqui o coração humano, com todas as suas experiências de aflição, de sofrimento, de lágrimas, como também de gozo, esperança e realizações numa atitude de adoração legítima a Deus.
Não há nada que seja pequeno no que se refere a Deus, assim como não há nada grande à parte Dele. Sempre nos lembramos de que o louvor a Deus é devido por quem Ele é, contudo, o salmista destaca também o que Ele fez. Basta olharmos para as coisas criadas, cada ser, cada sistema, cada célula, cada microrganismo. Tudo colocado em perfeita harmonia e funcionamento. A natureza, os animais, os pássaros, o firmamento, tudo conjuntamente nos leva a reconhecer a glória e o poder de Deus.
Quando olhamos para Deus como um Deus verdadeiramente grande, acentuamos nossa percepção e, necessariamente, mudamos nossa atitude de adoração. Não é possível adorar a Deus sem derramar a alma no Seu altar porque a alma é a verdadeira essência da adoração. Nem toda a habilidade ou riqueza humanas pode colocar uma oferta digna no altar do Senhor. Os esforços dos melhores gênios não representam o devido tributo de adoração a Deus se forem divorciados da sua alma.
Se tivéssemos o cuidado de fazer nossa adoração apropriada ao tamanho e importância do nosso Senhor quanto melhor cantaríamos, como seríamos mais reverentes na adoração, como haveríamos de dedicar mais tempo de qualidade à comunhão com Ele, como valorizaríamos mais Sua presença, como amaríamos mais a comunhão dos Seus filhos, como seríamos melhores e mais devotados em tudo (como mãe, esposa, filho, marido, cristão, patrão, empregado, cidadão…).
Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor, isto é, todo ser vivo. Ele nos deu vida através da dádiva da reconciliação, através do perdão. Ele nos deu o fôlego. Que este fôlego se transforme em louvor a Ele. Louve a Deus o tempo todo: em casa, na igreja, na rua, no trabalho, na família, com os santos, entre os ímpios, no ruído da vida, no silêncio das madrugadas, louve o Senhor publicamente e no íntimo do seu coração.
Unamo-nos todas as criaturas viventes, nesse Salmo eterno. Nas coisas pequenas ou grandes, não retenhamos nosso louvor. Que dia será quando todas as coisas, em todos os lugares, se unirem para glorificar ao único Deus vivo e verdadeiro! Este será o triunfo final da igreja de Deus.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade