Travessia do Rio Pirapitingui com cordas adicionou uma dose extra de adrenalina de forma segura aos caminhantes, que percorreram um trajeto de 10 km
Na manhã de domingo (28), aconteceu em Cosmópolis a 10ª edição da Caminhada EcoTur. Promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Turismo, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, o evento reuniu cerca de 150 pessoas de Cosmópolis e região, em um roteiro inédito, com objetivo de conhecer o turismo local e pela preservação do meio ambiente.
Uma das principais novidades da ação foi a trilha inédita que percorreu o ‘Caminho da Onça’, próximo ao Saltinho, proporcionando aos participantes uma nova experiência em meio à natureza. Além disso, a travessia do Rio Pirapitingui com cordas adicionou uma dose extra de adrenalina de forma segura aos caminhantes, que percorreram um trajeto de 10 km.
Essa edição contou também com a participação de pets e crianças, reforçando a segurança e a diversidade do evento. Durante todo o percurso, a equipe do GEPAR e um carro de apoio do Turismo acompanharam os participantes, garantindo uma experiência tranquila e segura.
Silvinho Alves, diretor de turismo, compartilhou sua satisfação com o sucesso do evento: “Esse roteiro foi inédito! O Departamento de Turismo tem buscado novos roteiros, novas trilhas, e esse foi bem diferente, pois teve a passagem com cordas pelo Rio Pirapitingui. É uma trilha que somente dá para fazer no período de estiagem, devido ao fluxo do rio. Foi um diferencial. O pessoal gostou muito, contamos também com a presença de crianças e pets, o que demonstra a segurança da caminhada ecológica. Cada vez mais, a população tem conhecido o nosso município. Além de tudo, contamos com a conscientização ambiental da população, que participou de forma voluntária do ‘Arrastão Ecológico’, incluso no roteiro da trilha, limpando as margens do rio e matas locais”.
A 10ª edição da Caminhada EcoTur proporcionou a oportunidade de explorar as belezas naturais de Cosmópolis e também promoveu a conscientização ambiental e o turismo sustentável.
Texto: Thayla Nogueira
Facebook: turismocosmopolis