UNASP inaugura hospital veterinário

“É um sonho que se torna realidade e uma perspectiva imensa para o Unasp, para o curso de Medicina Veterinária e para comunidade...”

Na manhã de terça-feira (13), aconteceu a inauguração do Hospital Veterinário do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), dentro do campus da Universidade, em Engenheiro Coelho. O evento teve a presença do reitor do Unasp, doutor Martin Kuhn, do diretor do Campus, doutor Carlos Ferri, do coordenador do curso de Medicina Veterinária, doutor João Paulo Rodrigues Bittencourt Aranega, além de outras autoridades do município e de cidades vizinhas.
O prefeito de Engenheiro Coelho, Doutor Zeedivaldo Alves, também esteve presente no evento e falou sobre a importância da universidade e do hospital para a comunidade de Engenheiro Coelho. “Esse é um presente para nós: termos uma faculdade como Unasp e um hospital veterinário como esse dentro do nosso município. Feliz a cidade que tem um campo do Unasp”.
O prefeito aproveitou para falar sobre as ações relacionadas a saúde animal, através do Projeto Melhor Amigo. “Em breve, vamos inaugurar na cidade o nosso centro de apoio, o Pet Container. Vamos assinar hoje mais um convênio com a universidade, que vai trazer benefícios para a nossa população e para a causa animal”.
O doutor Ferri agradeceu a presença dos alunos, como sendo a principal razão para a existência do hospital. “Vocês são a razão da existência desse prédio e do curso de Medicina Veterinária. É um sonho que se torna realidade e uma perspectiva imensa para o Unasp, para o curso de medicina veterinária e para comunidade”.
O coordenador do curso, doutor Aranega, salientou a importância do médico veterinário para a sociedade. “A nossa profissão não se estende só ao cuidado com os animais. O médico veterinário também cuida da saúde das pessoas, seja na parte de saúde pública; na parte de zoonoses, que são as doenças transmitidas dos animais para os seres humanos e a Covid-19 está aí como um exemplo disso; também temos a área de produção de alimentos, na parte de inspeção dos produtos de origem animal. E o médico veterinário participa ativamente dessas áreas”.
Ao falar com os alunos, doutor Aranega ressaltou a importância do hospital na formação dos alunos. “Até hoje vocês são só veterinários. A partir de hoje, com a inauguração do hospital, vocês vão se tornar médicos veterinários. Pois é dentro do hospital que o aluno se torna médico de verdade”.
Esse é o primeiro e o único curso de Medicina Veterinária na rede adventista no mundo.

Infraestrutura
O local possui espaço amplo, com laboratórios, salas de cirurgia, consultórios para vacinação, consultas gerais, análises clínicas e hemogramas completos, além de profissionais preparados para atender as necessidades dos animais da região. Segundo divulgado no site, a partir de 2023, o local começará a funcionar como unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico 24 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho