Fogo que destruiu biblioteca teria começado em teto de pizzaria

O fogo que destruiu a Biblioteca Municipal, na noite de sábado (4), teria começado na pizzaria ao lado.

Segundo informações, preliminares, o fogo teria começado após um curto circuito, que teria ocorrido no teto da pizzaria. Em Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia local, o proprietário relatou ter sentido cheiro de fio queimado.

No local, estavam pouco menos de dez pessoas, entre funcionários, proprietários e clientes. O local foi esvaziado rapidamente, não havendo feridos.

O fogo teve início por volta das 20h, logo após uma chuva que caiu sobre a cidade.

O prédio da biblioteca e da pizzaria eram construções geminadas, que compartilhavam parte da estrutura, o que pode ter facilitado a propagação das chamas entre as construções.

Segundo o Ten. Reginaldo, Oficial do Corpo de Bombeiros, que comandou o trabalho de combate às chamas, “chegou para a gente que havia um incêndio em uma pizzaria. Quando duas viaturas de incêndio de Paulínia chegaram, o incêndio já tinha passado da pizzaria para a biblioteca do município e estava prestes a atingir um outro prédio, que é uma funilaria. Nós conseguimos conter e isolar o incêndio. A partir daí, foram feitos o combate e o resfriamento das outras edificações”.

No total, doze bombeiros trabalharam no combate às chamas, inclusive, uma das viaturas veio de Campinas”.

O prédio era uma construção antiga, feita de ‘tijolinhos’ com a estrutura de telhado em madeira. Tanto a pizzaria, quanto a biblioteca utilizavam o prédio através de aluguel.

Com o aumento das chamas, as casas ao lado do fogo foram esvaziadas. Segundo Guardas Municipais, que auxiliaram no isolamento da área, os vizinhos foram retirados, assim como animais de estimação.

Botijões de gás, utilizados na pizzaria, também foram atingidos pelo incêndio. O botijão de gás é fabricado com um pino de segurança. Com o aumento da temperatura externa, devido ao fogo, esse pino derrete e libera a saída do gás. Com a liberação do gás, houve o aumento das chamas, porém, esse sistema de segurança, evita que o aumento da pressão, dentro do botijão, cause uma explosão, o que poderia trazer danos maiores.

O quarteirão em volta do incêndio foi isolado, o trânsito da Rua Antonio Carlos Nogueira foi desviado para a Rua Dr. Moacir do Amaral.

A fumaça atingiu todo o bairro, o que despertou a curiosidade. Diversas pessoas se aglomeraram no cordão de isolamento, na Rua Ataliba de Carvalho, para observar o trabalho dos bombeiros.

O incêndio só foi totalmente controlado por volta das 23h, quando o trabalho de rescaldo foi feito. Uma vistoria também foi realizada nas construções em volta, para averiguar o risco de desabamento.

Após o fogo, a estrutura dos prédios dilatou. Rachaduras podem ser vistas nas paredes do local, o que pode indicar a condenação estrutural dos prédios.

Uma viatura da Guarda Municipal (GM) permaneceu preservando o local durante a noite.

Por volta das 12h de domingo (4), ainda era possível ver fumaça saindo de dentro do prédio da biblioteca.

Curiosos também passavam pelo local, querendo ver como o prédio ficou.

Peritos, do Instituto de Criminalística (IC), de Americana, foram acionados. Um laudo deve ser expedido, tentando acusar a causa do incêndio.

O proprietário da pizzaria permaneceu durante todo o momento no local, acompanhando o trabalho dos bombeiros. Na manhã de domingo, ele também foi ao local e recebia o apoio de amigos e parentes.