A perfeição total

Esta semana, peguei uma escada emprestada para ajustar algumas telhas da casa. Então, lembrei-me de um palestrante motivacional de empresas e empresários, empreendedores e vendedores, quando ele falava, subindo os degraus de uma escada, de chegar ao “topo”.

A “pressão” da Qualidade Total, dos ISOs dos tempos pós-modernos tem perseguido e deixado muita gente “louca” e esgotada. Exige-se quase a PERFEIÇÃO de funcionários e subalternos. Numa busca nem tão acurada na Bíblia, me deparei com algumas passagens em que a PERFEIÇÃO aparece como premissa e alvo da vida do povo de Deus no Antigo Testamento, o desafio da nova vida – Evangelho que Jesus propôs e nos ensinamentos dos Apóstolos em suas Cartas. Em Deuteronômio (18.13), encontramos a orientação de Moisés de que, “Quando entrarem na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. PERFEITO(!) serás para com o SENHOR, teu Deus.”

No Evangelho de Mateus (5.48), o filho de Deus radicaliza a lei judaica quando, no Sermão do Monte, anuncia: “Ouvistes o que foi dito aos antigos… Eu, porém, vos digo… sede vós PERFEITOS como é o vosso Pai celeste”. Por fim, em carta aos Efésios (4.13), Paulo escreve: “Rogo-vos, pois eu, o prisioneiro do Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados … até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à PERFEITA(!) varonilidade, à medida da estatura de Cristo”.

Conforme o Reformador Martin Lutero (comentando Mt.5.48), “Não podemos ser nem tornar-nos PERFEITOS(!)no sentido de estarmos isentos de pecados. Ser perfeito significa que, primeiro, a doutrina seja inteiramente correta e PERFEITA(!) e que, em segundo lugar, também a vida se oriente nela e seja de acordo.” (Obras Selecionadas 9, 134-135).

Quando penso em PERFEIÇÃO, vislumbro três formas de manifestação da busca do SER PERFEIT@, nos moldes da fé que nos move: 1ª) no SER DIFERENTE. Nosso mundo está carente de pessoas que sejam diferentes. Diferentes de tudo aquilo que se devia da vontade DAQUELE que tudo criou e recria; 2ª) no FAZER DIFERENTE. A ética, os bons costumes e o mínimo de humanidade já seria muito se existisse entre nós. Precisamos cada vez mais pessoas, gestor@s públic@s, legislador@s, juristas, empreendedor@s, empresári@s, funcionári@s que façam diferente, distintas em seus padrões e atitudes condizentes ao “ethos” pessoal, social e espiritual; 3ª)  no FAZER DIFERENÇA. O “ser diferente”, o “fazer diferente” só será PLENO se fizermos diferença na vida das pessoas que nos cercam.

Chega de fé e espiritualidade egoísta, individualista e umbilical. Se nosso viver não faz nenhuma diferença no mundo e nas pessoas que nos cercam estamos muito distantes de qualquer caminho que nos levam à PERFEIÇÃO. Estes sim são os traços da “Qualidade Total”, este sim é o grande ISO que nos leva ao “TOPO”, Àquele que é PERFEITO em amor e graça.

P. Me. Evandro Jair Meurer

Comunidade Evangélica de Confissão

Luterana em Cosmópolis

ieclbcosmopolis@gmail.com