Aposentado vende CD para custear tratamento de Parkinson

Valter Costa, aposentado, foi diagnosticado com Mal de Parkinson há cinco anos. Após o diagnóstico ele conta que foi buscar tratamento e remédios que poderiam ajudar em sua doença, entretanto, mesmo já tomando um tipo de medicamento, quatro vezes ao dia, para controlar os tremores, ele acredita que precisa alterar a medicação.
Sobre o remédio que toma, o aposentado diz que “ele ajuda, o problema é o efeito colateral e, além disso, depois do almoço, o remédio perde totalmente o efeito”.
O aposentado tem realizado sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, que o auxiliam a manter os movimentos.
Após pesquisas e reportagens, Valter descobriu que existe um remédio que poderia aliviar o Mal de Parkinson. Porém é necessária uma receita e importação para a obtenção deste.
Sendo assim, o aposentado, com o objetivo de arrecadar fundos para a importação, decidiu vender um trabalho próprio realizado há seis anos, antes de ser diagnosticado com a doença.
Esse trabalho é um CD, “Surpresas e Revelações”, que contém a descrição da pessoa através do signo, duas músicas, uma natalina e outra de réveillon, que ele mesmo compôs.

A doença
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos apresenta Doença de Parkinson. No Brasil, infelizmente, não há uma estatística exata da quantidade de enfermos, mas, estimam-se que 200 mil pessoas sofram da doença.

Tremores
O tremor típico da Doença de Parkinson é o sintoma inicial da doença em 70% dos casos. Em fases iniciais da doença, ele passa despercebido por colegas e familiares do enfermo e costuma começar em uma das mãos.
Com o passar do tempo e o avanço da Doença de Parkinson, o tremor pode afetar outros membros da pessoa. Ele é mais recorrente quando se encontra em repouso e tem uma melhora quando o membro afetado se encontra em movimento. Essa é uma característica que distingue o tremor do Parkinson dos tremores que ocorrem em outras situações.