De quem é a culpa?

“Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” João 9.3

João 9.3 “Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”.
Costumo dizer que o ser humano tem uma predisposição para achar um culpado, sempre temos a tendência em colocar a culpa em alguém, e nesse texto perguntaram pra Jesus quem tinha pecado?
Essa foi a resposta de Jesus, “nem ele nem seus pais”. Temos essa tendência de procurar culpados. A grande verdade é que, muitas vezes, Deus permite passarmos por situações que vão além do nosso entendimento, mesmo que tentamos achar culpados não tem exatamente culpado.
Desde que o pecado entrou no mundo, estamos sujeitos a passarmos por lutas, privações e etc… Só que Jesus vai além da pergunta que eles fizeram. Jesus disse: “mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”.
O que podemos entender? Que existem situações que as obras de Deus vão se manifestar através da minha vida em detrimento àquilo que estou passando. A questão é se estamos dispostos a “deixar” as obras de Deus se manifestar através de nossas vidas. Por mais difícil que seja, que possamos crer na soberania de Deus e confiar que Ele está e tem o controle de todas as coisas.

Pense: Os propósitos de Deus são muito além daquilo que eu possa entender. Então, que devo fazer é confiar plenamente que: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” Rm. 8.28

Igreja Evangélica da Paz SHALOM
Comunidade Cristã