Expoflora oferece variedades de “stroopwafels” e doces com flores comestíveis

Maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada em Holambra, também é uma festa de sabores com a apresentação de novidades gastronômicas - doces e salgadas - inspiradas na culinária dos Países Baixos. O evento acontece de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira), das 9h às 19h.
A tradicional bolacha holandesa, o “stroopwafel” (waffle recheado com caramelo), ganha novas e diferentes coberturas e, inclusive, vem decorada com flores comestíveis, a exemplo do doce batizado de “Bloem Pot” (flor no pote). Até o sorvete ganhou o sabor da bolacha e é usado como recheio do stroopwafel, deixando-o mais refrescante. Essas são algumas das novidades gastronômicas que confeitarias, sorveterias e restaurantes apresentarão na 39ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontece entre 2 e 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira), das 9h às 19h, em Holambra, no interior de São Paulo. Há também novas receitas utilizando os saborosos ingredientes típicos holandeses, como batatas, salsicha Frankfurter, chucrute, croquete de frango e joelho de porco.
Sobre as novidades
O Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa criou o “Stroopwafel Gourmet Martin”. A novidade mantém a essência tradicional da bolacha, com recheio de caramelo, mas inova na cobertura e no tamanho. São sete tipos de doces que os brasileiros amam: Ovomaltine, Oreo, Kit Kat, speculaas, chocolate branco, confeitos coloridos e marshmallow. Além disso, tem o dobro do tamanho da bolacha holandesa tradicional.
“Esse produto foi planejado para ser consumido na hora, quentinho, o que torna a experiência ainda mais marcante, mas a nova embalagem é versátil, prática e fácil de manusear, para que a bolacha possa ser saboreada em qualquer lugar”, explica Frank Martin Gerritsen, proprietário da Martin Holandesa.
Vale lembrar que o stroopwafel é muito antigo. Ele começou a ser fabricado na Holanda no século XVIII, quando a Companhia Holandesa das Índias Orientais explorava importantes rotas comerciais, como as da África do Sul, do Caribe e da Indonésia. Foi a união de especiarias vindas de suas colônias que possibilitou a criação dessa bolacha típica, feita com uma massa à base de canela e caramelo.
                                                                  
Em parceria com a Delicci, a Martin Holandesa também lança na Expoflora 2022 o “stroopwafel com sorvete”. São dois discos da bolacha recheados com sorvete de pistache, café, chocolate ou creme. De acordo com o gosto do consumidor, podem, ainda, ser servidos com calda quente, feita com chocolate meio amargo. Essa delícia terá um quiosque exclusivo, instalado na Alameda do Beijo.
                                                                     
Novidades de stroopwafels também serão apresentadas nesta edição da Expoflora pela Oma Beppie, que lançará uma versão “premium” da tradicional bolacha holandesa, nos tamanhos de 7 cm e de 13 cm (super). As coberturas serão de chocolate meio amargo e branco, decoradas com confeitos de chocolate granulado, granulado colorido, confete de chocolate, crocante de cereal, amendoim picado e coco ralado e com flores comestíveis, entre elas minirrosas, petúnias, cravos e cravinas.
                                                              
Bloempot (flor no pote) com flores comestíveis
Quem também traz flores comestíveis decorando as sobremesas é o Restaurante Casa Bela, em uma nova versão do Bloempot (flor no pote). Trata-se de um doce feito à base de chocolate meio amargo e creme de leite, com bolachas Oreo trituradas, imitando terra para que sejam “plantadas” as comestíveis verbena, zínias, gerânios, cravinas, amor-perfeito, cosmos e brincos-de-princesa, todas produzidas em Holambra.
As flores comestíveis são selecionadas entre as espécies não-tóxicas e cultivadas em estufas sem nenhum tipo de agrotóxico ou tratamento químico. Estes cuidados as tornam seguras para o consumo humano, sem representar qualquer risco à saúde.
Quarenta espécies são cultivadas no Sítio Pica-pau, em Holambra. Entre elas estão rosas, amores-perfeitos, cravinas, tagetes, gerânios, begônias, lavandas, bocas-de-leão, capuchinhas e flores-de-mel, cada qual com coloração, formato e textura próprios que enriquecem a criatividade dos chefs na ornamentação de pratos salgados, doces e sorvetes, tornando-os apetitosos também aos olhos.
                                                           
Embora possuam apelo mais ornamental do que propriamente culinário, as flores comestíveis complementam as receitas e possibilitam ainda uma experiência gustativa com seus levíssimos sabores peculiares que vão desde o adocicado até o picante. O amor-perfeito, de sabor levemente adocicado, é, por exemplo, muito utilizado em sobremesas, tortas e bolos. O sabor da cravina, que remete ao cravo-da-índia, também complementa com colorido especial doces e sobremesas. A lavanda – de coloração e perfume inconfundíveis – garante um toque a pratos mais ácidos, como saladas de frutas. Em uma receita com lavínia, é possível perceber o sutil sabor picante dessa flor comestível.
Essa combinação culinária ganha cada vez mais espaço na cozinha brasileira. O mercado dessas flores é crescente. Somente o Sítio Pica-pau comercializa, semanalmente, cerca de 400 unidades desse produto. A demanda, de todas as regiões do Brasil, já fez a produção aumentar consideravelmente, atingindo hoje nível bem superior à média do período pré-pandemia.
Sorvetes
Além do “stroopwafel com sorvete”, a Delicci também apresenta aos visitantes da Expoflora o sorvete Dark, feito com chocolate meio amargo vegano, e o picolé Drill, no formato de espiral, recheado com calda feita à base de glucose, comumente utilizada para a cobertura de sorvetes servidos em taças.
O picolé Drill é oferecido nos sabores chocolate com avelã, leitinho trufado, limão suíço, morango, chocolate com morango, leite condensado e pudim de leite condensado. Duas dessas opções recebem caldas específicas: o de chocolate com avelã tem no interior da espiral calda de creme de avelã, e o de leitinho trufado recebe calda de trufa de chocolate meio amargo.
Sorvetes já consagrados pelo público da Expoflora continuam à venda, como o de pétalas de rosa – saborizado com xarope de rosas e mesclado com geleia da mesma flor -, o de café com avelã e o de chocolate com cookies.
Pratos especiais
O Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa também terá três novidades de pratos salgados, inspirados na culinária holandesa. São eles: o “Oma Diny” (em homenagem à sra. Diny Gerritsen, fundadora da confeitaria, pelo carinho com o qual ela cozinhava para sua família), composto por purê de batata, salsicha Frankfurter e bacon, finalizado com chucrute; o “Bitterballen de frango” (típico croquete redondo de frango com especiarias, crocante por fora e muito cremoso por dentro) e o “Burguer de eisbein” (joelho de porco fatiado, cebola caramelizada, mostarda, fritessaus e queijo prato servido no pão brioche).
                                                     
Receitas
Bloempot (flor no pote) com flores comestíveis
Para montar e decorar:
Cuia de flor comestível
Flores comestíveis
Bolacha Oreo triturada
Mousse de chocolate 
1 lata de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo picado
3 claras de ovo
3 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo:
Em banho-maria, derreta o chocolate com o creme de leite e reserve. Em uma panela em fogo baixo, misture as claras com o açúcar e mexa vigorosamente por cerca de 3 minutos, tirando do fogo de tempos em tempos. Transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar o volume. Misture as claras com o chocolate derretido e coloque nas tacinhas. Deixe gelar por aproximadamente 3 horas antes de servir.
Calda de frutas vermelhas
350g de frutas vermelhas
1 1/2 xícara de chá de açúcar
Suco de 2 limões
Colocar todos os ingredientes na panela e deixar ferver em fogo baixo até cozinhar e engrossar.
Montagem:
Coloque uma colher de sopa de calda no fundo do potinho e depois cubra com a mousse de chocolate. Leve para a geladeira por 3 horas antes de servir. Finalize com o Oreo triturado e flor comestível.
Stroopwafel
Ingredientes:
600 g de farinha de trigo
600 g de açúcar mascavo
450 g de margarina
300 g de manteiga
300 g de açúcar cristal
3 ovos
3 colheres de sopa de leite
Canela
Sal
Modo de preparo
Misture o açúcar cristal com os ovos, o leite, a farinha, uma pitada de canela, um pouco de sal e a margarina. Assim que a massa ficar firme, forme bolinhas e reserve. Derreta a manteiga e o açúcar mascavo em uma panela até obter uma calda lisa e bem brilhosa. Aqueça a chapa de waffle, coloque uma bolinha e asse até que esteja levemente dourada. Depois, é só rechear ou acrescentar a cobertura desejada.