Fogos de artifício e cuidado com pets durante período de festas de fim de ano

É muito importante tomar algumas providências para protegê-los durante as festas de Natal e Réveillon

Tanto os fogos de artifício quanto os rojões são muito comuns em festas de ano novo, porém, são capazes de causar um grande incômodo nos pets, podendo desenvolver traumas e problemas psicológicos por conta do barulho. Muitos animais têm um medo extremo do barulho e os tutores se perdem, sem saber exatamente o que fazer. E considerando que os animais ouvem muito melhor que as pessoas, a reação é compreensível.
Por mais que os fogos de artifício e rojões explodindo no céu possam ser emocionantes para você, tenha certeza de que seu amigo de estimação não pensa a mesma coisa. Em casos de fogos, há um agravante, como acontecem só de vez em quando, os animais nunca se acostumam a eles. Além disso, eles são completamente inesperados, fazendo com que a maioria dos animais de estimação correlacione o som como algo extremamente perigoso e assustador.
É comum se comentar sobre a fobia de fogos de artifício em cães, mas isso também acontece com outras espécies, gatos e outros animais domésticos também têm boa audição e por isso são sensíveis aos sons. Isso os leva a desenvolverem fobia de fogos também com certa frequência. No entanto, os gatos manifestam isso de maneira diferente. Eles tendem a se esconder quando estão com medo. Por isso, o tutor, às vezes, nem percebe que o pet está amedrontado. Coelhos e Porquinhos da Índia e Ramster são extremamente sensíveis a barulhos e, como são presas, se sentem ameaçados facilmente.
Por isso, nessa situação, o animal pode até morrer de estresse ou se ferir gravemente tentando fugir ou se esconder.
Sendo assim, esses sons altos são perturbadores para os pets e podem fazer com que eles entrem em pânico, é nesse momento que existem riscos elevados de o animal se machucar, fugir, desencadear ansiedade, vômitos, convulsões e até mesmo taquicardia, podendo levar a parada cardiorrespiratória.
Dicas e cuidados para acalmar seu pet durante a queima de fogos
Como você viu anteriormente, tanto os rojões quanto os fogos de artifício podem colocar a saúde dos pets em risco. Por isso, é muito importante tomar algumas providências para protegê-los durante as festas de Natal e Réveillon.

– Não deixe seu pet sozinho
Ao perceber que está sozinho durante a queima de fogos, o pet pode pensar que está em perigo e tentar escapar, o que pode causar inúmeros ferimentos.
Se ele escolher um esconderijo, respeite, é onde ele se sente seguro. Caso ele não tenha, você pode criar uma casinha para que ele se abrigue nesses momentos.
Nunca deixe seu cão acorrentado. Ele pode se ferir para tentar escapar.
Dessa forma, a companhia do tutor é fundamental para garantir que o cachorro ou gato se sinta seguro, mesmo em meio ao barulho.

– Crie um ambiente calmo e seguro
Antes de começar a queima de fogos, feche janelas, portas, sacadas e varandas. Essa iniciativa reduzirá o volume do barulho, proporcionando mais tranquilidade e segurança ao pet.

– Não demonstre preocupação
Você sabia que tanto os cães quanto os gatos costumam observar o comportamento de seus tutores? A grande verdade é que nossos hábitos refletem diretamente nas atitudes dos nossos amados pets.
Por isso, é importante manter uma postura tranquila, para transmitir a segurança que seu pet tanto precisa nesse momento.
Se ele precisar ficar sozinho, deixe uma TV ligada. A ciência já comprovou que a voz humana acalma e transmite segurança para os cães.
Se você mora em apartamento, confira as grades e redes de proteção.

– Ofereça brinquedos e petiscos
Ao oferecer o brinquedo ou o petisco favorito do seu pet durante a queima de fogos de artifício, ele poderá se acalmar e interpretar esse momento como algo positivo.

José Francisco da Costa (Chiquinho)
Médico Veterinário
CRMV SP– 24666
Clínica Veterinária Colibri
Av. Saudade, 2467
3812-5448