Fumaça ou fogo?

Ouvi uma criança dizer para sua mãe a seguinte expressão: Eu não quero ir à Igreja da fumaça, prefiro ir a do fogo!! Fiquei intrigado com aquela expressão. Então, procurei estudar sobre o assunto e vi que há fundamento no dito infantil, confirmando o versículo de Mateus 18:10, que diz: “Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do Meu Pai, que está no céu”.
Entendi, então, o significado das expressões fumaça e fogo para ela; ao contrário do que muita gente imagina, o fogo não é tão fatal em um incêndio quanto ao pânico e a fumaça.
Igreja da fumaça é aquela onde as pessoas fazem tudo por competitividade para agradar aos homens, perderam a visão do reino de Deus e se entregaram às vendas gananciosas e exageradas, visando apenas o lucro, porque seus fiéis se esquecem de que o reino de Deus é um reino de doação e de amor incondicional a Deus, sem esperar nada em troca, investindo eles neste reino porque muito mais receberam de Deus do que podem dar.
Está escrito em Isaías 9:18: “A maldade do povo queima como o fogo que destrói o mato e os espinheiros; é como um incêndio na floresta, que faz subir nuvens de fumaça”. Nela um simples crepitar de brasas é motivo de desaprovação.
Em Mateus 21:12, lemos que: “Jesus entrou no pátio do Templo e expulsou todos os que compravam e vendiam naquele lugar; derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas”. Ele agiu assim porque o povo não ia ao templo para adorar a Deus, e sim, para avidamente mercadejar, de forma descarada e deslavada, sem se importar com a real finalidade daquele local que era de prestar culto ao Criador dos céus e da terra que: “amou o mundo tanto, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.
Igreja do fogo é aquela onde a presença de Deus é real, não apenas de palavra mais visivelmente através dos sinais que seguem os que creem, nela cumpre-se Marcos 16:17-18, que diz: “Aos que crerem é dado o poder de expulsar demônios pelo poder do nome de Jesus; falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando impõem as mãos sobre os doentes, estes ficam curados”.
Tudo isto ocorre nela porque do altar do Senhor vem o fogo, fogo que ajeita, arruma, conserta para Deus Se manifestar.
Fogo que prova a joia preciosa, tirando as suas impurezas para ser usada nas mãos de Deus. Fogo que consome, destrói, devasta, arrasa, por causa da misericórdia de Deus. Esse fogo destrói as doenças, as enfermidades, os problemas, as angústias, a tristeza, a depressão, os demônios que lutam contra tua vida.
Fogo que aviva a sua obra, Deus quer nos avivar, nos capacitar com poder e fogo do Espírito Santo. Para tanto é preciso que: “O fogo nunca se apague no altar; devendo ficar sempre aceso”, e assim conforme Romanos 15:29: “Levaremos conosco muitas bênçãos de Cristo”.