Pequeno gigante

Até agora, ninguém ganhou tantas Bolas de Ouro da Fifa como ele. Aos 30 anos, suas lindas jogadas, gols e títulos um atrás do outro ameaçam o trono de Pelé, o lendário rei do futebol. Eu estou falando de Messi, ou a Pulga, como é conhecido desde criança.
Desde muito pequeno, Lionel Messi manifestou talento extraordinário com a bola nos pés. Começou a jogar no Newell’s Old Boys, aos sete anos, e suas jogadas incríveis enchiam de admiração os olheiros do futebol. Porém, um problema surgiu como um gigante para tentar atrapalhar os sonhos do menino que queria crescer para jogar futebol.
Messi foi diagnosticado com um problema hormonal que impedia seu crescimento; aos nove anos, ele media apenas 1,27 metro. Para impulsionar seu crescimento, o futuro craque deveria passar por um tratamento que consistia de injeções diárias de hormônio em suas pernas durante quatro anos. Isso tinha um custo de 900 dólares por mês. A família Messi não podia pagar, e o Newell’s Old Boys não quis continuar a investir no talento do menino. O Barcelona, porém, resolveu apostar em Messi, e ele se tornou um dos maiores jogadores da história do futebol.
Muita gente não percebe o valor das coisas pequenas nem percebe o potencial de crescimento escondido nos “pequenos frascos”. Na parábola da semente de mostarda, Jesus comparou o reino de Deus a uma minúscula semente, que, lançada no solo, se torna uma grande planta.
Na vida, as coisas começam pequenas. Não há nada de errado em querer fazer grandes coisas, mas é preciso respeitar a lei do crescimento progressivo, não pular etapas e esperar o compasso certo para que as conquistas maiores se realizem. Por exemplo, antes de conseguir resolver uma equação do segundo grau, há sempre alguém que começou de baixo, aprendendo as quatro operações básicas; antes da composição de uma sinfonia, há uma criança dedilhando o dó, ré, mi, fá; antes das incríveis vitórias da fé, há meninos e meninas aprendendo a respeitar os pais e compartilhar o que têm com os colegas.
Se você anda se sentindo menor que todo mundo, lembre-se dessa canção: “Você que se sente pequeno, dirija seus olhos a Deus […]. Deus faz de você um gigante.” Jesus aposta em você. Deixe-o administrar sua carreira espiritual, e você vai se tornar um gigante no time do Céu.