Projeto De Repente Rosa conquista espaço para atividades do grupo

Oficinas de automaquiagem, artesanato, palestras e bate-papos serão feitos em um só lugar

Simone Zanelatto é idealizadora do Grupo “De Repente Rosa”, que tem como intuito ajudar mulheres que enfrentam o diagnóstico de câncer de mama. Como criadora do projeto, seu objetivo é oferecer apoio emocional e atividades que visam melhorar a autoestima e qualidade de vida dessas mulheres.
Recentemente, o projeto conseguiu um espaço em parceria com a equipe do Cantinho de Luz, na Avenida Ester, 856, no Centro, um local que acolhe moradores de rua nos fins de semana. O espaço permitirá que o De Repente Rosa ofereça oficinas de automaquiagem, artesanato, palestras e rodas de conversa, além de proporcionar um ambiente acolhedor para as mulheres que enfrentam o câncer. “O objetivo do espaço sempre foi a gente poder oferecer um apoio maior às meninas, porque até então a ideia do De Repente Rosa era ser um grupo de apoio emocional apenas. Ter um espaço é poder oferecer oficinas variadas, como por exemplo a oficina de amarrações de lenços, que é uma atividade muito legal feita nos institutos de oncologia”, explica Simone.
Simone ressalta a importância de envolver também os familiares no processo, pois a doença afeta não apenas a paciente, mas toda a família. ”Dentro do nosso novo espaço, acreditamos que a capacidade dos familiares falarem é muito grande e também muito importante. Eles vão conseguir falar sobre essa situação que acontece quando uma doença, como o câncer, atinge algum membro da família, porque, no fim, acaba que a família toda participa deste processo”, relata. Para ela, é fundamental que haja um espaço onde todos possam se sentir à vontade para compartilhar suas experiências e sentimentos.
No entanto, o projeto enfrenta desafios financeiros, pois é totalmente independente e conta apenas com doações e apoio da comunidade. A reforma do espaço e a realização das atividades requerem recursos, principalmente mão de obra especializada, que tem sido uma das maiores necessidades.
Apesar dos desafios, Simone conta que o grupo está determinado a expandir o alcance do projeto e continuar oferecendo apoio e acolhimento para o maior número possível de mulheres. Ela destaca a importância da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade de falar abertamente sobre o câncer, para que deixe de ser um tabu na sociedade. “O câncer precisa deixar de ser um tabu. As pessoas não podem ter medo de falar de uma coisa séria porque é um câncer. A gente precisa falar sobre isso, saber o que é, o que se trata, do que se trata, como funciona, saber que ele vem para cada um do jeito que tem que vir e que ele não tem um critério, não tem um padrão. Ele pode acontecer com qualquer pessoa. Eu acho que o importante é isso, é a mensagem que a gente sempre procura passar. É conhecer o próprio corpo e manter os exames em dia, porque é o diagnóstico precoce que salva”, conclui Simone.

Novos ensaios
Para as participantes do grupo, a fotografia se tornou um poderoso instrumento de inspiração e autocuidado. Os ensaios fotográficos não só as ajudam a aceitar e a abraçar as mudanças em seus corpos provocadas pelo tratamento, mas também as ensinam a valorizar a vida e os pequenos momentos, substituindo a vaidade por um apreço mais profundo pela existência. Com isso, descobrem que, embora as notícias possam trazer dores profundas, também podem ensinar lições capazes de mudar suas vidas.
Através dos ensaios, aprendem a olhar para dentro de si mesmas, a descobrir sua força e capacidade contínuas, e a refletir sobre como desejam ser lembradas. Com isso, o grupo sempre realiza ensaios fotográficos para celebrar a beleza das mulheres; o último aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher 2024. “Os ensaios se tornaram mais que uma tradição para nós, conseguimos nos sentir bem diante da nossa própria pele e também abraçar a nossa história vivida, com tantas camadas e memórias”, conta Simone.
O Grupo expressa seus eternos agradecimentos a todos que tornam possível esse trabalho, especialmente às mulheres corajosas que compartilham suas histórias, expondo suas marcas e ensinando a importância de conhecer o próprio corpo. Como elas dizem, a beleza dessas mulheres está nos olhares que refletem a beleza do coração, uma verdadeira inspiração para todos nós. As fotógrafas responsáveis pelos ensaios são: Gabriela Silva, Elvira Almeida, Alessandra Gonçalves, Jéssica Giovannoni e Lorraine Ramos.

Para ajudar na reforma do Instituto De Repente Rosa, pode ser feito contato pelo Instagram @derepente_rosa