RMC apresenta resultado positivo no IDHM, aponta pesquisa

Foi divulgado, neste mês, o relatório do Atlas de Desenvolvimento Humano, onde mostra que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Região Metropolitana de Campinas (RMC) é o segundo maior do país, ficando atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo.

O relatório foi divulgado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro, e usou como base o período de 2000 a 2010, analisando 20 regiões metropolitanas brasileiras. Segundo a pesquisa, a RMC apresentou IDHM de 0,792 em 2010 contra 0,710 em 2000, o que representa um crescimento de 11,5% no período avaliado.

Para se chegar ao resultado do IDHM, todas as regiões estudadas passam por rigorosa avaliação que verifica a renda, a longevidade e a educação, com pesos de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo da nota 1, melhor será a pontuação final.

Longevidade
Além de resultados positivos no IDHM, a RMC é, atualmente, a região com maior índice de expansão da longevidade do país. Com isso, a expectativa de vida ao nascer dos moradores da região de Campinas passou de 73,04 para 76,46. Além disso, a taxa de envelhecimento também apresentou crescimento passando de 5,83 para 7,44.