Igreja Luterana de Cosmópolis completa 114 anos

Neste ano, a Igreja Luterana da cidade de Cosmópolis comemorou 114 anos de história. Desta forma, através de um texto, a história de fé e mudanças foram registradas afim de marcar toda sua trajetória. Acompanhe:
Final do Século XIX, com a chegada dos imigrantes alemães e suíços ao Brasil, o governo da época criou várias colônias espalhadas pelo País, destinadas a acolher essas famílias. Algumas delas foram assentadas pelo então Governador da Província de São Paulo, Antônio Campos Salles, no Núcleo Colonial Campos Salles, que ficava na região do Funil, atualmente Município de Cosmópolis.
Era natural que essas famílias formassem uma comunidade e logo sentiram a necessidade de se reunir e prestar culto a Deus e ouvir a Sua Palavra. De início, tais encontros eram realizados de maneira informal, nas casas dos participantes, mas com o passar do tempo, estas pessoas perceberam que era preciso se organizar como Igreja. No entanto, naquela época, organizar uma Comunidade Luterana não era tarefa fácil, tendo em vista a política religiosa vigente, que inibia a presença de outras formas religiosas que não a Católica. A saída encontrada foi registrar as Comunidades Luteranas como Sociedades Escolares ou Sociedade de Canto.
No Núcleo Campos Salles, no local onde funcionava a escola, aconteciam reuniões de canto e também ali eram realizados cultos e outros ofícios religiosos. O primeiro registro que temos sobre a criação da Comunidade é de 1902, quando os imigrantes alemães e suíços decidiram se reunir regularmente para a realização dos cultos e outros serviços religiosos, fazendo também um trabalho regular com crianças e jovens. Assim, constitui-se oficialmente a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Cosmópolis.
No ano de 1911, foi decidido em reunião que já era hora de se ter um local destinado exclusivamente a culto e ofícios religiosos e, enquanto o templo não fosse construído, a casa do Sr. Júlio Baumann abrigaria as celebrações. O sonho de se ter um templo próprio foi concretizado em 1924.
No mês de julho de 1924, foi constituído o Coral, composto de vozes masculinas e femininas, que já naquela época participava de Encontros de Corais. No final da década de 50, iniciaram-se as reuniões da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), trabalho que até hoje desempenha importante papel na Comunidade.
Década de 70, com o passar do tempo, a Comunidade cresceu, a cidade de Cosmópolis foi se modificando e o templo ficou isolado na área rural. Sentiu-se a necessidade de ampliação e mudança de local a fim de facilitar o acesso aos membros, uma vez que muitos já residiam na cidade. Assim, no dia 15 de outubro de 1978, foi lançada a Pedra Fundamental do atual templo e, em 14 de outubro de 1979, sua inauguração oficial.
Atualmente, a Comunidade de Cosmópolis é a matriz da Paróquia de Cosmópolis, da qual faz parte a Comunidade de Artur Nogueira e o ponto de pregação de Paulínia. Recentemente, acolhemos nosso 14º pastor a atuar em nossa Comunidade nestes 114 anos de história. Trata-se do coordenador ministerial Pastor Evandro Meurer, transferido de Teixeira de Freitas-BA, que conta com o apoio dos presbitérios de ambas Comunidades.
Além de cultos todos os domingos, a Comunidade de Cosmópolis realiza trabalhos específicos com crianças (Culto Infantil), com jovens (Grupo de Juventude), com idosos (Grupo da Terceira Idade), com casais (Grupo de Casais), visitas aos membros, Reuniões de Oração, Ensino Confirmatório, OASE, Grupo de Música, Litúrgica, Coral e desenvolve ações diaconais, de cunho social. Em 2017, passarão a acontecer encontros para mulheres e encontros para homens. A Paróquia de Cosmópolis também atende famílias residentes em outras cidades, tais como Mogi-Mirim, Nova Odessa, Conchal e Holambra.
No último dia 15 de setembro, a Igreja Luterana em Cosmópolis completou 114 anos e comemorou a data com um culto no dia 18, celebrado na Praça Martim Lutero, em frente ao templo. Como luteranos e luteranas, somos herdeiros e herdeiras da REFORMA PROTESTA DO SÉCULO XVI desencadeada na Alemanha, fato este a ser celebrado no dia 31 de outubro de 2017 quando dos festejos mundiais dos 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA. Os eventos lembrarão não só a fixação das 95 Teses de Martim Lutero à porta da Igreja em Wittenberg, como também no novo jeito de ser igreja e de se relacionar com a sociedade e o mundo iniciado na época.