Cosmopolense conta experiência de vivenciar passagem do furacão Ian

Aplicativo no celular ajudou a monitorar a rota do furacão

O Cosmopolense Marcus Viana está passando uma temporada em Orlando, na Flórida, Estados Unidos, a trabalho e turismo: conhecendo a cidade e estudando dança. Ele presenciou a passagem do furacão Ian, que começou a ganhar força no dia 23 de setembro de 2022, passou por Cuba, e também por Orlando, onde acabou causando um grande impacto. Por passar pouco tempo em terra, foi esperado que o furacão chegasse com força na costa oeste da Flórida, atingindo, principalmente, a região de Tampa e Florida Keys.
É importante destacar que a Flórida vive a chamada “temporada de furacão” todos os anos. Nesse contexto, eles têm protocolos de segurança e estrutura para lidar com este fenômeno.
“Estou em Orlando faz 6 meses, com uma extensão de visto de mais 6 meses. Com isso, tenho mais tempo com meus projetos. Por enquanto, não trabalho, mas estou fazendo novas conexões, estudando inglês e me aperfeiçoando na minha arte”, conta Marcus.
O brasileiro tentou se precaver e conta que usou aplicativo para acompanhar a rota do furação Ian. “Eu, particularmente, baixei um aplicativo chamado MyRadar na Apple Store. Ele notifica de todas as rotas. Temos também avisos diretamente do Estado como devemos proceder”.
É recomendado que os moradores estejam preparados e tenham em seu armário alimentos de fácil preparo, sem a necessidade de energia e gás. “Durante a passagem, garantimos de comprar enlatados, pão, alimentos que não precisam de energia para cozinhar. Também fizemos marmitas em casa e ficamos mais tranquilos. Quando o furacão entrou no Estado, a mídia tinha vários links nas redes sociais que ajudavam a ver a rota desse fenômeno da natureza”, explica Marcus.
Por conta dos alagamentos, algumas passagens estavam fechadas, alguns postos também não funcionaram. “O furacão veio com nível 1 de força com alagamentos e ventos muito fortes, derrubando árvores e deixando a cidade toda em alerta, com muita sujeira por todo o lado. Eu e minha namorada Letícia Praia ficamos impressionados com o poder do IAN. Graças a Deus, em nosso bairro, foi bem tranquilo”, finaliza o dançarino.

Sobre Marcus Viana
Marcus já participou de várias reportagens feitas pela Gazeta de Cosmópolis, sobre a época em que estava participando do quadro ‘Dança dos Famosos’, do Programa Domingão do Faustão, na TV Globo.
Relembre alguns passos da carreira do dançarino:
O cosmopolense Marcus Vinicius Viana se interessou pela dança após o fim do ensino médio, quando fez sua viagem de formatura a Porto Seguro, na Bahia. De acordo com ele, a dança o permitiu se conhecer mais como pessoa, principalmente, após se encantar com o axé local. “Com a dança, consegui me libertar da timidez; até hoje, trabalho isso. Comecei a dançar porque percebi que a dança me complementava”, diz.
A maior dificuldade encontrada em sua carreira de dançarino foi a falta de valorização da cultura em nosso país, incluindo a dança. Marcus também é professor de Educação Física, pois alega que, apenas com a dança, não ganharia o suficiente. “Eu sou de classe média, sempre trabalhei com dança e educação física, mas a dança era um complemento”, diz.
Devido à citada falta de valorização da dança no Brasil, Marcus morou por 6 anos fora do país para viver seu sonho. (…)