Seu treino sob medida

Se fosse possível fazer um paralelo entre o jeito de se vestir e o de malhar, todo mundo estaria andando por aí com o mesmo terno cinza que nossos pais usavam. Os aparelhos de ginástica vêm se modernizando tremendamente, porém, não se reflete na mesma proporção nos treinos que os instrutores nos passam nas academias. Eles repetem as mesmas rotinas-padrões sem saber se são realmente adequadas ao nosso objetivo e à nossa constituição física. Nem sequer fazem uma avaliação física como identificador de parâmetros para elaborar um programa adequado. Tenho certeza que um bom médico jamais apontaria um diagnóstico sem exames clínicos detalhados.

E para o exercício não é diferente: e nem sempre os professores levam em conta essas particularidades na hora de passarem seu treino. O ideal é adotar um programa sob medida para seu corpo e estilo de vida, e que definitivamente não se pareça com aquele velho terno sem graça.

Quarentão
Nesta idade, seu corpo começa a perder massa muscular (1% a cada ano). Isso significa fortalecer a musculatura, preservando as fibras de contração rápida, e acelerar o metabolismo. Malhe três vezes por semana; faça treinos com cargas menores para melhorar sua força e resistência muscular, não fique bitolado apenas com treinos com altas cargas e com poucas repetições. E o cardiorrespiratório não pode ficar de fora dos treinos: pratique corridas e/ou caminhadas; faça os exercícios priorizando halteres (exceto o supino, os abdominais e a extensão lombar).

Magro
Com o metabolismo acelerado, o corpo queima rapidamente tudo o que você consome, dificultando o ganho de massa muscular. Por isso, não vacile, evite pular as refeições. Primeiro, precisa definir a musculatura, e depois, à medida que aumentar as cargas, começa notar a hipertrofia. Uma coisa de cada vez, e tudo ao seu tempo, você não precisa mostrar para ninguém que é o mais forte da academia, vai acabar se lesionando e vai ter dificuldades em conseguir seu objetivo.

Você terá que treinar três tipos de treino: um de força, outro para ganhar massa e o terceiro para aumentar a resistência. Malhe quatro vezes na semana, e exercite-se também de duas a três vezes por semana 20 minutos na esteira, bicicleta ou elíptico (cross-training) ou simulador de escada (climbing).

Acima do peso
Para perder os pneus e mandar embora pelo menos 20% da gordura corporal, é preciso praticar exercício físico. Só fechar a boca não é suficiente, e, por favor, entrar para a turma do bisturi para emagrecer mostra que você é incapaz de alcançar algum objetivo, a menos que tenha algumas limitações e problemas hormonais. Malhe de quatro a cinco vezes na semana um treino aeróbio (30-60 min) e não se esqueça do neuromuscular.
E cuidado com as atividades de alta intensidade, por serem cansativas e pensar que, com isso, você terá uma resposta em curto prazo. As atividades moderadas apresentam uma resposta significativa para perder peso, por isso tenha orientação de um profissional. Não se esqueça das refeições antes dos treinos. Caso contrário, perderá massa muscular e terá dificuldades em perder peso.

Super ocupado
Você trabalha das 7h às 20h, não quer madrugar na academia e está exausto no fim do dia para encarar a academia. Você subiu na empresa e deixou a saúde lá atrás. É possível ganhar músculos no menor tempo e, por isso, você precisa de um treino rápido e eficaz. Malhe de duas a três vezes por semana. A duração máxima é de uma hora e com apenas 30 minutos conseguimos prescrever um treino com todas as capacidades: cardiovascular, neuromuscular e flexibilidade e/ou alongamentos. Treinos acima de uma ou duas horas são para os atletas de elite que buscam a performance. O treinameno funcional é uma das melhores indicações, e com orientação profissional você, em um curto tempo de aula, vai notar melhora em todas as suas funções vitais e terá mais disposição para sua empresa decolar e com sua saúde lá em cima.

O importante é fazer sempre o exercício com supervisão de um profissional formado, lembrando que para cada tipo de pessoa, existe uma maneira de periodizar o treino, ou seja, volume e intensidade de exercícios diferentes para pessoas sedentárias, pessoas destreinadas e pessoas ativas. Portanto, a boa orientação faz a diferença!

Saulo Emanoel Ribeiro dos Santos Fisiologista do Exercício CREF: 052505 G/SP www.saulosantos.com.br (019) 99185-7960

Saulo Emanoel Ribeiro dos Santos
Fisiologista do Exercício
CREF: 052505 G/SP
www.saulosantos.com.br (019) 99185-7960