Tratamento floral auxilia cura de doenças emocionais

Criado há cerca de 80 anos por pesquisador, o método natural pode ajudar a ter resultados mais rápidos com melhora em pouco tempo
img_1860

Valores podem variar de R$ 15 a R$ 20, dependendo da quantidade de componentes

Os problemas psicológicos são comuns e difíceis de tratados. Para os tratamentos convencionais são necessários acompanhamentos de um profissional da área e a medicação e tratamento adequados. Mesmo assim, o resultado é difícil de ser alcançado.
Com essa dificuldade, muitas pessoas estão buscando tratamentos complementares para ajudar nos resultados. É o caso da terapia floral, que apesar de não muito conhecida, já existe à 80 anos. O tratamento pode ser realizado juntamente com a psicoterapia.
A terapeuta floral e psicóloga Letícia Gioveli, conta que com o auxilio da terapia floral a pessoa pode obter resultados mais rápidos e em pouco tempo perceber a melhora no quadro psicológico. Ela diz que até mesmo alguns dentistas têm usado a terapia floral para melhorar a ansiedade e os medos de alguns pacientes.
De maneira geral, a terapia pode ser usada por todos, sejam crianças até idosos. Os bebês têm ma linha especial de florais. A terapeuta explica que antes de indicar os florais ela tem uma conversa com a pessoa, nessa conversa busca-se conhecer todas as dificuldades que a pessoa sente, feito isso, a profissional orienta um conjunto de florais adequados para o quadro do paciente. Letícia lembra que, por conta do liquido conter um teor alcoólico, o único cuidado é a questão do álcool, ou algum problema de estomago. Nesses casos a ela receita a glicerina para substituir o álcool e farmácia faz essa modificação.
Em Cosmópolis a manipulação de florais já existe em pelo menos 3 farmácias, sendo que todas trabalham com os florais de Bash, que é o mais comum. Já em Campinas pode-se encontrar a manipulação também de outras linhas de florais como florais da Califórnia, de Minas e de Saint Germain.
O tratamento ainda sofre uma resistência dos pacientes, isso porque a maioria está acostumada somente com o tratamento tradicional, que utiliza de remédios que agem no sistema nervoso central, modificando os neuro transmissores. Já o tratamento floral trabalha com a harmonização das emoções. Para cada emoção ou estado mental negativo, como o medo, tristeza, insegurança ou estresse, existe uma essência que traz as virtudes opostas, como alegria, coragem, segurança, tranqüilidade e entre outras. Por isso, a terapeuta explica que não se usa o termo “tratamento alternativo” e sim complementar.
Apesar de pouco divulgado o tratamento já tem seus clientes fiéis, Letícia diz que recebe todos os tipos de clientes, até mesmo aqueles que não estão ligados a questão de medicação natural. Ela conta que “hoje é mais tranquilo, as pessoas conhecem um pouco mais, toda vez eu apresento para pessoa de forma que ela não fique com dúvida”, assim “quando ela vai conhecendo, o preconceito vai sumindo e ela vai vendo o quanto é natural e faz efeito.”
Letícia já atendeu diversas crianças e ela conta que nelas ela percebeu ainda melhor os resultados. A terapia pode ser usada para a concentração, por exemplo, nesse caso normalmente é usado para as crianças que enfrentam problemas escolares.
O acompanhamento de um profissional é essencial, pois ele vai indicar quais os florais necessários para cada quadro e quais devem ser os efeitos que os florais podem ter na pessoa.
Para que o efeito desejado seja alcançado é preciso disciplina, então recomenda-se que a pessoa tome quatro gotas, quatro vezes ao dia. Além da quantidade é preciso repetir a dose todos os dias, o ritmo é essencial.
O floral não é um remédio. Por isso, não vai curar a hipertensão ou enxaqueca, que deve ser tratada por um médico, mas vai cuidar da causa emocional que fez com que a doença se desenvolvesse. É por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma podem usar florais diferentes.