Especialista responde a perguntas sobre a Síndrome de Tourette

Doença é um Distúrbio do Sistema Nervoso que envolve movimentos repetitivos ou sons indesejados, por meio de tiques

A Síndrome de Tourette é um Distúrbio do Sistema Nervoso que envolve movimentos repetitivos ou sons indesejados, por meio de tiques. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, mais de 150 mil casos da doença são registrados no Brasil por ano. O Neurologista, Dr. Cleiber Stella, responde as principais perguntas sobre a doença. Acompanhe:

Como é feito o diagnóstico da síndrome de Tourette?
O diagnóstico é clínico, de início na infância, caracterizado inicialmente por tiques inicialmente estereotipados, mas que podem tornarem-se complexos, quase sempre associados a outras alterações, tipo hiperatividades e/ou TOC.

Qual a causa da Síndrome de Tourette?
Atribuída a causa hereditária tipo autossômica dominante.

O que são exatamente “tiques”?
Tiques são movimentos rápidos, involuntários, repetitivos de grupos musculares individualizados.

Os pacientes com Síndrome de Tourette fazem os tiques porque “lhes dão prazer”?
De uma maneira geral, parece aliviar uma tensão interna. Podem ser bloqueados por controle voluntário, mas, após isso, há uma explosão de movimentos.

Como variam, em média, os tiques ao longo do tempo?
Há períodos de acalmia e exacerbação. A grande maioria tem boa evolução e desaparece na idade adulta. Todavia, uma terça parte continua e se associa a outras alterações já mencionadas.

Em que categoria se enquadra a Síndrome de Tourette? É uma doença psiquiátrica ou neurológica?
É uma síndrome que se situa no limite das duas especialidades. A meu ver, deve ser tratada pelas duas áreas, no além da imperiosa associação da ajuda psicológica.

Qual o melhor tratamento para a Síndrome de Tourette?
A maioria não necessita tratamento e tem boa evolução. Quando necessário, o tratamento é sempre individualizado. Hoje, dispomos de boas medicações, tanto para os tiques como para as comodidades, muito frequentes.

Dr. Cleiber Stella
Neurologista
Total Clínicas
F. 3812-4311/ 3812-5311